É isso mesmo! Com o Google Meu Negócio você consegue colocar a sua empresa na internet, alcançando um número maior de pessoas e também facilitando a vida de possíveis clientes, sem precisar investir nada para isso. Bom demais, né? Mas a vantagem do Google Meu Negócio não é apenas sua gratuidade e o alcance que ele proporciona. Para entender mais sobre essa ferramenta e os benefícios que ela oferece, continue essa leitura. Você vai se surpreender com o que pode fazer através dela.

Mas o que é o Google Meu Negócio?

Também conhecido como Google Business, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que passou a ser oferecida pelo Google desde 2014. É importante, porque ajuda potenciais clientes a terem acesso às informações de sua empresa, além de avaliações de clientes que já compraram de você, facilitando a decisão de compra de quem ainda não conhece sua empresa, produtos ou serviços.

Para que serve o Google Meu Negócio?

Justamente para colocar sua empresa no mapa de seu cliente em potencial. Quando ele pesquisa uma palavra chave no Google, por exemplo: borracharias em São Paulo, ele terá acesso a todas as empresas que se cadastraram no Google Meu Negócio, encontrando rapidamente os nomes, endereços, telefones, e-mails, websites, perfis nas redes sociais e as avaliações de clientes. Ainda não conseguiu entender como funciona? Deixa que a gente te explica! Já percebeu que, ao fazer uma pesquisa no Google, nos resultados de busca às vezes aparece uma janela ao lado direito da tela com várias informações como endereço, website, fotos, avaliações, horários de funcionamento, dentre outras sobre a empresa que foi pesquisada?  Essa janela e todas essas informações são gerenciadas através da plataforma Google Meu Negócio. O interessante também é que além de disponibilizar todas essas informações, o Google Meu Negócio permite os perfis cadastrados em sua plataforma sejam compartilhados em outras redes sociais, como Facebook e Instagram.

Como funciona o Google Meu Negócio?

Como já explicamos, o Google Meu Negócio funciona como uma espécie de direcionador de clientes em potencial para os estabelecimentos cadastrados na plataforma. Quer entender melhor como funciona esse direcionamento? Funciona assim:

1. Pesquisa por tipo de estabelecimento

É muito comum que os usuários façam pesquisas no Google sem especificar nome ou localização do estabelecimento ou profissional que deseja encontrar. Assim, a pesquisa costuma ser feita por nicho, por exemplo: esteticista. Digitada essa palavra, o usuário receberá os resultados de esteticista próximos a ele. E porque ele recebe os resultados próximos à sua localização? Porque o Google Meu Negócio leva em conta justamente isso para fazer suas indicações. Tudo para facilitar a vida do internauta.

2. Pesquisa por estabelecimento específico

Esse tipo de pesquisa acontece quando o cliente busca informações sobre uma empresa ou profissional específico, tendo acesso ao endereço, horário de funcionamento e telefone. Para isso, basta que ele digite o nome da empresa ou profissional.

3. Pesquisa por localização de estabelecimentos

Esse tipo de pesquisa também é muito útil e temos certeza que você vai concordar com a gente. Você já esteve em alguma cidade ou mesmo em algum bairro diferente, e precisava encontrar algum tipo de estabelecimento, como restaurante ou farmácia? Se você lançou mão do Google, certamente seu problema foi resolvido, já que a plataforma te oferece todas as informações que precisa. Para isso, basta digitar, por exemplo: restaurante Barra da Tijuca, para o Google organizar os resultados de sua busca, te apresentando todas as opções cadastradas.

Vantagens do Google Meu Negócio para a sua empresa

Até agora você já conheceu como funciona o Google Meu Negócio e para que ele serve, certo? Mas e as vantagens dele para a sua empresa? Abaixo listamos algumas, dá uma olhada:

1. Publicidade boa e gratuita no Google Meu Negócio

Estar na internet, ser encontrado pelo público que você deseja e não precisar pagar nada por isso, já é uma grande vantagem, concorda? Quando você cadastra sua empresa no Google Meu Negócio, você possibilita que qualquer pessoa passe a saber da sua existência e o que você oferece. E mais do que isso, esse potencial cliente passa a ter acesso ao que outras pessoas dizem sobre sua empresa. E quer melhor propaganda do que a famosa “boca a boca”? Além de ter mais confiança sobre a qualidade dos produtos ou serviços que oferece, quando o usuário tem acesso a fotos do seu estabelecimento, ele costuma ter mais segurança para entrar em contato e comprar de você. Você percebe, enfim, que são vários fatores que contribuem para você se destacar em meio a outras empresas do mesmo segmento?

2. Aumenta o alcance da sua empresa

Quando você cadastra sua empresa no Google Meu Negócio, ela passa a ser encontrada por uma grande quantidade de pessoas que não a encontraria se ela não estivesse na internet. E quanto mais envolvimento os usuários tiverem com o seu perfil no Google Meu Negócio, mais sua empresa passará a ter relevância nas buscas do Google, conquistando ainda, melhores posições no ranking de pesquisas feitas no seu segmento.

3. Torna a sua marca mais conhecida

Como já explicamos, existem diferentes formas que os usuários costumam fazer suas pesquisas no Google. Uma delas é a de forma genérica, ou seja, sem mencionar uma empresa, profissional ou marca específica. E é aqui, que o Google Meu Negócio ajuda sua empresa a ficar mais conhecida, porque utiliza as palavras-chaves relacionadas ao seu negócio e o resultado? Seu cliente em potencial chega até você, passando a ter ciência de sua existência e do que você oferece como diferenciais, e, consequentemente, há mais oportunidades de vendas.

4. Mais engajamento com o público com o Google Meu Negócio

E falando em envolvimento com os usuários, a partir do momento que sua empresa está no Google Meu Negócio, é possível criar mais proximidade com os usuários e clientes em potencial. Isto porque os clientes podem fazer comentários e avaliar o seu negócio. Entenda que os comentários feitos podem ser críticas, elogios e opiniões. Portanto, é muito importante que você dê atenção a isso, respondendo a todos sempre de forma gentil, agradecendo aos elogios e até as críticas e se posicionando, neste último caso, disposto a corrigir os problemas. Ainda existe a possibilidade de quem ainda não conhece sua empresa, de fazer perguntas, tirando suas dúvidas. Nunca deixe de saná-las: a falta de atenção de uma empresa é um dos motivos de perda de clientes. Outra forma de aumentar o seu engajamento no Google Meu Negócio é postando sempre novos posts e boas fotos na página do Google Mais.

5. Edição por aplicativos

Como uma das dicas é manter seu perfil no Google Meu Negócio sempre atualizado, uma das vantagens é que você pode fazer isso com seu celular ou tablet, através de aplicativo. Inclusive você consegue interagir com seu público, respondendo às dúvidas e comentários dessa forma, o que torna o relacionamento mais dinâmico e eficiente. O aplicativo Google Meu Negócio pode ser baixado nos dispositivos iOS e Android.

6. Não precisa ter loja física para cadastrar no Google Meu Negócio

É isso mesmo o que você leu! Se sua empresa funciona na sua casa, não tem problema! Você pode fazer seu cadastro no Google Meu Negócio normalmente, basta optar por exibir seus detalhes no Google com ou sem um endereço.

7. Acesso às estatísticas

Outra vantagem oferecida pelo Google Meu Negócio é que em seu painel de controle você tem acesso a todas as informações que vão facilitar o monitoramento de seu negócio. Isto é, através de estatísticas como: média de classificação dada pelos clientes; quantidade de comentários; quantidade de comentários não respondidos; visualizações, cliques e seguidores; chamadas feitas; e rotas traçadas pelos usuários; você consegue identificar falhas e melhorá-las. Essa é uma das grandes vantagens de usar a plataforma: você consegue saber de forma assertiva quais pontos são considerados negativos em seu negócio para adequá-lo às demandas de seus clientes em potencial. No entanto, se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens de cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio, saiba que, de acordo com o Google, as empresas validadas no Google têm o dobro das chances de serem consideradas respeitáveis pelos usuários. Em resumo: se você está na plataforma, você tem muito mais oportunidades de fechar negócios do que o seu concorrente que não está.  

Como criar sua conta no Google Meu Negócio para destacar sua empresa no mercado?

Se você chegou até aqui e está convencido de que o Google Meu Negócio é uma ferramenta que precisa ser explorada por sua empresa, então que tal começar a “colocar a mão na massa”? Diferente do que muitas pessoas pensam, cadastrar a empresa na plataforma não é um bicho de sete cabeças. E a gente explica o passo a passo!

1. Cadastro da empresa na plataforma

O primeiro passo para você inserir sua empresa no Google Meu Negócio é acessar a página da plataforma e criar sua conta com o mesmo login que usa para acessar o Gmail (é isso mesmo, você precisa ter uma conta de e-mail no Gmail). Se você já estiver logado em sua conta do Google, você será encaminhado automaticamente para a próxima etapa.

2. Preenchimento do formulário

Na fase seguinte, você vai preencher o formulário com o nome da empresa, país, endereço, código postal, categoria, telefone, site. Diga também se atende os clientes onde eles estiverem, inclusive em domicílio, ou somente em seu endereço (é a última opção do formulário).

3. Confirmação das informações para destacar sua empresa

A próxima etapa é a hora de você confirmar todas as informações. Dessa forma, depois de checar que está tudo certo, você marca a caixa em que confirmar que é autorizado a gerenciar a empresa e que aceita os termos de serviço.

 4. Confirmar endereço no Google Meu Negócio

Nessa fase, você vai receber um código de verificação postal para o endereço que você forneceu. Esse comando é importante, porque é a partir disso que você confirma a liberação das informações que podem ser exibidas nas buscas e editadas. Este código de verificação não será enviado via celular ou e-mail, ele será enviado através dos Correios e costuma levar entre 7 e 15 dias úteis para chegar. Recebido esse código, no painel de controle da sua conta terá um banner vermelho na parte superior da tela, com um botão “Confirmar Agora”. Finalmente você clica nele para seguir os próximos passos indicados no documento enviado pelo Google via Correios.

5. Adicionar mais informações

Agora que você já confirmou sua localização, adicione as informações que serão relevantes para o seu público. Uma dica é fazer uma boa descrição da sua empresa, colocar boas fotos e todos os dados para deixar seu perfil completo e atrativo. Portanto, lembre-se que: embora seja uma ferramenta intuitiva e gratuita, o Google Meu Negócio precisa ser estudado por você. Quanto mais você entende sobre seu funcionamento, mais conseguirá adotar as melhores estratégias de divulgação da sua empresa, garantindo um bom posicionamento e retorno.  

O Google Meu Negócio vai acabar?

Muito começou a se especular desde o início deste ano sobre o fim do Google Meu Negócio. Na verdade, segundo o Google, essa ferramenta será descontinuada provavelmente, ainda em 2022. Mas o que isso significa na prática para quem está na plataforma e para quem deseja entrar? Em primeiro lugar, entenda essa descontinuidade como uma atualização. E ela permitirá aos proprietários dos seus negócios realizarem a manutenção de seu perfil no Google, direto no Google Maps e pela pesquisa no Google. Para facilitar o processo de transição, o Google já incentivando as empresas a gerenciarem seu perfil usando o Google Search ou o Google Maps ao invés do Google Meu Negócio (inclusive o nome mudará, passando a se chamar Gerenciador de Perfis de Empresas). Mas calma, não precisa se preocupar! A mudança é bem sutil e foi pensada para ajudar as empresas maiores que contam mais vários locais ou filiais espalhadas no Google Maps. Além disso, com as novidades, será mais fácil reivindicar e verificar um perfil diretamente na pesquisa do Google ou via aplicativo Google Maps. Também será possível enviar mensagens aos clientes diretamente da pesquisa no Google. Então na prática, se sua empresa se adaptar às mudanças do Google, com certeza terá um resultado muito melhor. Por fim, lembre-se: não basta ter um perfil no Google Meu Negócio, é preciso mantê-lo atualizado e atrativo!

Gostou de conhecer mais sobre o Google Meu Negócio e o que ela pode fazer pelo seu negócio?

Se esse conteúdo te ajudou a esclarecer suas dúvidas, aproveita e encaminha esse artigo para quem também vai gostar e pode aplicar em sua empresa!

Destaque sua empresa com o Google Meu Neg cio   AppTuts - 97Destaque sua empresa com o Google Meu Neg cio   AppTuts - 91Destaque sua empresa com o Google Meu Neg cio   AppTuts - 2Destaque sua empresa com o Google Meu Neg cio   AppTuts - 76Destaque sua empresa com o Google Meu Neg cio   AppTuts - 43Destaque sua empresa com o Google Meu Neg cio   AppTuts - 31Destaque sua empresa com o Google Meu Neg cio   AppTuts - 94Destaque sua empresa com o Google Meu Neg cio   AppTuts - 60Destaque sua empresa com o Google Meu Neg cio   AppTuts - 35Destaque sua empresa com o Google Meu Neg cio   AppTuts - 76Destaque sua empresa com o Google Meu Neg cio   AppTuts - 37Destaque sua empresa com o Google Meu Neg cio   AppTuts - 52